Ligação à Natureza
Jon Young fala do despertar da ligação profunda com a natureza através da reparação do isolamento emocional (The University of Vermont - Master's in Leadership for Sustainability). Ou seja, a literacia emocional e social devem ser competências fundamentais na Educação Física.
Richard Louv no seu livro “Last Child in the Woods” introduz o conceito de Desordem de Déficit de Natureza (DDN)
Treino Natural
Hébertismo e a Ecologia Humana
Georges Hébert, oficial da marinha francesa que, na primeira metade do século XX, elaborou um conjunto de procedimentos para exercitar o corpo, o qual denominou “Método Natural“. A sua abordagem preconiza uma relação física com o ambiente natural, centrada “no valor intrínseco da natureza” a qual é vista como um ginásio natural.
O Método Natural é, por conseguinte, a codificação, adaptação e a gradação dos procedimentos e meios empregues pelos seres vivos no estado natural para adquirir o seu desenvolvimento integral. […] nenhuma cultura física, dita científica, fisiológica ou outra, jamais produziu seres fisicamente superiores em beleza, saúde e força a certos habitantes naturais de todas as regiões do mundo: indígenas de todos os climas, negros da África, indígenas da Oceânia etc. (Hébert, 1941a, p. 6, t. I).
Não há espírito de competição no Hébertismo e o método apoia-se em 10 famílias de exercícios:
-
Marcha.
-
Corrida.
-
Saltos.
-
Quadrupedia.
-
Trepar/escalar.
-
Equilíbrios.
-
Erguer/Transportar.
-
Lançar.
-
Defesa.
-
Nadar
Os seres humanos tornaram-se seres domesticados, e isso não tem funcionado muito bem para a nossa espécie. Renaturalizar significa reverter este processo e reivindicar o nosso direito de nascença humano, para retornar a um estado mais natural.
____________________
-
Carmen Lúcia Soares. Natureza, vida ao ar livre e educação física no início do século XX: fragmentos da obra de Georges Hébert. Faculdade de Educação UNICAMP: PDF
-
Carmen Lúcia Soares. Georges Hébert e o método natural: nova sensibilidade, nova educação do corpo. Faculdade de Educação UNICAMP. PDF
-
Tradução Eduardo Rocha. Guia Prático da Educação Física (Edição de 1912) por Georges Hébert. PDF
-
Hébertisme, un parcours de santé: une autre façon de faire du sport. PDF
Representação Oficial do Método Hébert:
A Associação Georges Hébert foi criada em 1981 por Régis Hébert, filho de Georges Hébert com o intuito de difundir e proteger o espírito da obra. Atualmente este objetivo foi assumido pelos dois netos de Georges Hébert.
-
O princípio do Método Natural (Treino Natural - Método Hébert©) é apenas fruto da comprovação das leis da natureza para o desenvolvimento físico.
-
A sua aplicação e pedagogia são simples.
-
Os seus resultados estabeleceram claramente, há mais de um século, a sua capacidade de levar todos à plena posse das suas habilidades e mantê-las.
-
O Método Natural tem uma dimensão educativa que engloba o desenvolvimento das qualidades e ações humanas.
-
É adaptável a todos os ambientes e todas as idades, tanto mulheres quanto homens ou crianças, pessoas aptas e menos capazes.
Parkour
A arte do deslocamento
Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l’art du déplacement (arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto ao outro, o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante, desde troncos de árvores e pedras até grades e paredes de betão, pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Os praticantes masculinos de parkour são reconhecidos como traceur e femininos como traceuses.
As subculturas quebram as regras através do reposicionamento, da recontextualização do consumo, subvertem o uso convencional dos objetos e investigam novas funções. Escadas, muros, corrimões, lancis, bancos, rampas, terraços, pneus, relva, árvores, etc, encontram-se em todas as zonas urbanizadas permitindo explorar o espaço pelo movimento.
Pedagogia:
-
Quais os movimentos básicos do PK?
-
Como ensinar os movimentos básicos ?
-
Como criar progressões de aprendizagem seguras?
Didática:
-
Como criar obstáculos?
-
Que equipamentos usar?
-
Que outros recursos posso usar (criatividade)?
O sucesso do parkour relaciona-se com estes diferentes contextos e formas de expressão relacionados com a cultura desta prática e a sua capacidade de desenvolver uma perceção cuidada da gestão do risco (autocontrolo e consciência dos limites pessoais).
Podemos identificar três objetivos que se enquadram no contexto do parkour:
-
Auto-conhecimento: explorar novas formas de desenvolvimento do corpo no espaço e de descoberta e superação de limites pessoais.
-
Auto-descoberta: explorar formas fluídas e diferentes de relação do corpo com o espaço envolvente. Adquirir conhecimentos e competências que permitam organizar e desenvolver a destreza física na relação com os obstáculos naturais ou urbanos.
-
Auto-superação: superar limites pessoais dentro da zona de conforto e segurança.
___________________
-
Max Henry. The parkour Roadmapmascot Books.
-
Sascha Rochhausen. Teaching parkour Sports in School Gymnastics - a practical handbook of parkour & freerunning instruction for indoor gymnastics classes with children and teenagers. Books on demand.
-
Ryan Ford & Ben Musholt. Parkour Strength Training - overcome obstacles for fun and fitness. BPM.
-
Jan Witfeld, Ilona E. Gerling, Alexander Pach. The Ultimate parkour & Freerunning Book. Meyer & Meyer Sport.
Turismo Aventura
Turismo de aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo (definição do Ministério do Turismo)
Caminhadas
Andar a pé é a forma mais antiga, democrática e sustentável de transporte. E também a mais saudável.
A aventura não se encontra somente no desafio ou nas dificuldades, mas sobretudo no simples prazer de desfrutar o caminho. Os percursos podem conduzir a paisagens de grande beleza, construções antigas e locais com costumes e tradições diferentes. Os percursos podem ter caráter recreativo, exploratório ou de aventura.
O pedestrianismo pode ser realizado em terrenos não sinalizados ou em itinerários definidos como grandes rotas, pequenas rotas ou percursos locais. Esses percursos pedestres são caminhos feitos normalmente em meios naturais e rurais que, em geral, se encontram sinalizados com marcas e códigos internacionalmente aceites.
Passeio de bicicleta
A Federação Portuguesa de Ciclismo já lançou a primeira edição do anuário Cyclin'Portugal, uma ferramenta de divulgação e dinamização do turismo com bicicleta. O Anuário Cyclin'Portugal é uma ferramenta de dinamização do turismo com bicicleta, apresentando aos ciclistas os Centros Cyclin'Portugal do país, com sugestões para aproveitarem as infraestruturas cicláveis, mas também o contacto com a natureza, as paisagens e a gastronomia.
Turismo de Natureza e Aventura
Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.
-
Natureza Soft: O segmento de ecoturismo abrange atividades de aventura e exploração de destinos onde a natureza é a atração principal, sem causar danos.
-
Natureza Hard: o segmento das atividades radicais testam os limites corporais e emocionais em cenários naturais.
Percurso de obstáculos
Abordagem Psicomotora
Muitos mecanismos de defesa da criança, como compensações, camuflagens, refúgios, manifestações caracteriais, são expressão de uma motricidade que não foi satisfeita, reprimida por um envolvimento extremamente exigente e correcionista.
Muitos alunos apresentam-se com défices práxicos e dificuldades sentidas a nível da integração da 1ª e 2ª Unidades Funcionais (Psicomotricidade). Isto significa que sentem insegurança a nível do equilíbrio e postura e uma deficiente noção do corpo que deve ser abordada através dos circuitos de obstáculos.
As atividades propostas na Educação Física também devem enfatizar os movimentos multiplanares através de todo o espetro da ação muscular. Um ambiente rico em termos propriocetivos desafia os mecanismos internos de equilíbrio e estabilização do corpo bem como a lateralidade, propriocetividade, destreza motora e também as capacidades funcionais.
As pistas de obstáculos exploram de forma muito significativa e apelativa a Atividade Física Funcional (Método Matural).
A corrida de obstáculos proporciona um meio eficaz de incorporar atividades percetivas, nas aulas de EF (Educação Física) e EFM (Expressões Físico Motoras). Para além das respostas motoras, a corrida de obstáculos também envolve o desenvolvimento de processos visuais e auditivos. Os conceitos que podem ser desenvolvidos através da corrida de obstáculos, são os seguintes:
-
Relações espaciais.
-
Memória sequencial.
-
Equilíbrio.
-
Vigilância quinestésica.
-
Noção do corpo.
-
Direcionalidade.
-
Lateralidade.
-
Habilidades locomotoras e não locomotoras.
-
Atividades visuo-motoras.
-
Localização (posicionamento)
___________________
-
UTL-ISEF 1986. Temas de Psicomotricidade, 3-a criança dispráxica. Educação especial e reabilitação.
Jon Young
Ligação Profunda com a Natureza
Jon Young, autor de What the Robin Knows: How the Birds Reveal the Secrets of the Natural World, nos últimos trinta anos foi pioneiro do modelo de orientação de ligação com a natureza que articula a sabedoria antiga e moderna. A base metodológica do seu modelo apoia-se na competência de seguir pistas de animais que inclui a linguagem dos pássaros e a ligação profunda com a natureza, consigo próprio e com outras pessoas.
_________________
-
Jonathan R. Young, Ellen Haas, Evan McGown. Coyote's Guide to Connection with Nature. OWLinkMedia
-
Richard Louv. Last Child in the Woods - Saving our children from nature - deficit disorder. Atlantic Books.
Damien Norris
Renaturalizar o corpo
Tara Wood
Renaturalizar o Corpo e o Movimento
Temas da Motricidade Humana
Aprender por Medida e Metodologia de Trabalho por Projetos.
Jogos Cooperativos, Construção de Equipas e Game Designer.
Atividades de contacto e ligação profunda com a natureza.
Aptidão Física e o "Treino" em Circuito personalizado.
Psicomotricidade e o Brincar (Praxias)
Ritmo e Expressão, Educação Somática e Percussão Corporal
Inteligências Múltiplas e as Competências Sócio-Emocionais.
Educação para a Paz e as Atividades Body & Mind (Holopraxias)