Operacionalização das Aprendizagens Essenciais:
Área das Atividades Físicas:
Subáreas:
Jogos Desportivos Coletivos:
Ginástica
Atletismo | Patinagem | Atividades Rítmicas e Expressivas | Outras (Raquetes | Atividades de Exploração da Natureza).
Subárea das Atividades Rítmicas e Expressivas:
Apreciar, compor e realizar, nas atividades rítmicas e expressivas (Dança, Danças Sociais, Danças Tradicionais), sequências de elementos técnicos elementares, em coreografias individuais e/ou em grupo, aplicando os critérios de expressividade, conforme os motivos das composições:
Dança:
Dança Criativa.
Outras Danças.
Danças Sociais.
Danças Tradicionais.
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Ritmo: Ritmo é a sucessão regular dos tempos fortes e fracos numa frase musical. Indica o valor das notas, conforme a intensidade e o tempo. Pode ser sinónimo de cadência (sons cadenciados) em intervalos de tempo periódicos. O ritmo está ligado à música, mas também a outras formas de arte, como a poesia, por exemplo. Neste último caso, o ritmo controla a distribuição de sílabas compridas e curtas e a repetição dos tempos fracos e fortes de um verso. | Ritmo Musical: O ritmo é, junto com a harmonia e a melodia, um dos componentes essenciais de uma música. Diferente das outras artes, como as artes plásticas, a música ocorre num parâmetro temporal e o ritmo controla a sucessão de sons dentro do tempo. É o ritmo que controla a duração dos sons e dos silêncios numa música, ou seja, é o responsável pela temporalidade musical. É um padrão de sons criado num determinado período de tempo. A mesma sequência de notas musicais pode criar uma música diferente somente com a alteração do ritmo. É importante ressaltar que o ritmo não tem a ver com a velocidade dentro da música, mas sim com a duração de cada silêncio ou nota musical.
Expressão: Ação de exprimir, de expressar alguma coisa por palavras, gestos, pela fisionomia; personificação, manifestação. Modo como rosto, a entoação, a voz, o comportamento e o gesto demonstram uma condição emocional, espiritual ou moral; fisionomia: expressão de tristeza, de alegria, de arrependimento.
| Ritmo | Expressão |
Dança Criativa | Sim | Sim |
Ginástica Aeróbica | Sim | Sim |
Percussão Corporal | Sim | Sim |
Danças Sociais | Sim | Sim |
Danças Tradicionais | Sim | Sim |
Expressão Corporal | Sim | Sim |
Eutonia (Educação Somática) | Sim | Sim |
A origem da música e da percussão corporal.
O canto, como também as primeiras danças articuladas de acordo com um batimento dos pés forte e por palmas, provavelmente começaram a ter um fundamento antropológico, sociológico e biológico desde os tempos pré-históricos, considerando que a “Percussão Corporal” (entendida a princípio como um forte bater de palmas e pés) é uma forma primitiva de fazer música.
A Percussão Corporal é uma ferramenta utilizada em vários âmbitos que está presente em quase todas as culturas à volta do mundo. Podemos encontrar a Percussão Corporal na música, danças, em ritos tradicionais de culturas arcaicas e evoluídas até ao presente, bem como servindo de instrumento para a educação, não só em música como também noutras áreas. A Percussão Corporal integrou desde o início dos tempos uma base ritual e simbólica que reafirmava os limites territoriais, sendo algo que também é visível nos animais. Podemos encontrar a Percussão Corporal na música, danças, em ritos tradicionais de culturas arcaicas e evoluídas até ao presente, bem como servindo de instrumento para a educação, não só em música como também noutras áreas. A Percussão Corporal integrou desde o início dos tempos uma base ritual e simbólica que reafirmava os limites territoriais, sendo algo que também é visível nos animais. Atendendo ao exposto, verifica-se que nas idades e culturas primitivas, o ser humano expressava-se musicalmente com a voz, para a melodia, e o movimento, mais ou menos sonoro dos seus membros, para o ritmo. Assim, era possível fazer música com os elementos que lhe foram conferidos pela natureza. A prática da Percussão Corporal como parte integrante da manifestação dos limites territoriais em idades e culturas primitivas advém da exigência do ambiente típica das grandes expressões coletivas, dos cantos corais e das danças religiosas mágicas das tribos.
Percussão Corporal
A Percussão Corporal é uma atividade que apresenta uma componente física muito forte, uma vez que consiste na execução de exercícios utilizando o corpo como instrumento musical e explorando os vários sons que este pode produzir.
A música leva à união, seja entre dois seres humanos ou entre grupos que partilham o mesmo propósito. Os diferentes tipos de sons resultantes da Percussão Corporal podem ser classificados de acordo com o uso, significados e funções de cada cultura, podendo o corpo ser utilizado nos seus diversos significados como instrumento acústico, rítmico, tímbrico e dinâmico, pois está ligado ao movimento e à dança.
Pretende-se através do movimento dar forma ao corpo como um instrumento de expressão. A imagem corporal, ou seja, a perceção que cada ser humano tem do seu próprio corpo, torna-se clara quando se realizam atividades de Percussão Corporal porque permitem que haja uma tomada de consciência crítica e artística do próprio corpo bem como das suas potencialidades.
Além de proporcionar uma forte sensação tátil na criança, a Percussão Corporal permite, como foi mencionado anteriormente, desenvolver aptidões basilares musicais como a noção de ritmo e pulsação.
Principais objetivos da percussão Corporal
O método BAPNE foi desenvolvido e criado por Javier Romero Naranjo tendo então como objetivo o desenvolvimento das inteligências múltiplas de Howard Gardner, utilizando, para isso, a Percussão Corporal. No método BAPNE as atividades são concebidas nos diferentes planos biomecânicos do corpo de forma integrada utilizando as diferentes inteligências múltiplas.
Este método assenta em cinco disciplinas que são:
Biomecânica.
Anatomia.
Psicologia.
Neurociência.
Etnomusicologia.
Os principais objetivos didáticos da Percussão Corporal são:
Automatizar a rítmica.
Ampliar o repertório de sons corporais.
Produzir ritmos e melodias.
Incentivar a capacidade de criação musical.
Incentivar atitudes lúdicas e cooperativas.
Promover a perceção corpórea na sua globalidade.
Os exercícios deste método são realizados em grupo, sendo fundamental o sequenciamento das atividades de modo a permitir que o processo de ensino-aprendizagem esteja em harmonia com as capacidades do aluno. Uma vez realizando os exercícios em grupo, todos participam, sendo valorizados de igual forma, pelo que as possíveis falhas são entendidas como sendo parte da aprendizagem, não constituindo um motivo de exclusão de algum elemento do grupo.
Os exercícios de percussão corporal possibilitam a execução de diferentes sons durante a exploração das canções, o que pode permitir aos alunos não só trabalharem diferentes ritmos como também desenvolverem a sua oralidade e adquirirem novo vocabulário.
Existe uma força motivacional que impulsiona as crianças a manifestarem-se de diversas formas, como falar, rir, cantar, durante a realização de jogos musicais e corporais, traduzindo-se numa espontaneidade que tem por base razões bio-psicológicas.
Estas atividades libertadoras de energia ocorrem como uma permanente evolução entre corpo, espaço, tempo e mente, agilizando a consciencialização e o conhecimento de si mesmo, do outro e do meio envolvente.
A Percussão Corporal é também uma forma de incentivar a criatividade, pois permite que os alunos durante os exercícios de percussão possam fazer os seus próprios sons e ritmos em vez de apenas reproduzir o que é transmitido pelo professor.
Quando as tarefas são realizadas em grupo, se se pedir ao aluno para apresentar uma ideia ao grupo, o aluno passará a ter um papel de transmissor, passa a ter um papel mais ativo, não apenas de recetor passivo de informação. Por outro lado, o trabalho em grupo, atendendo à fase de desenvolvimento dos alunos, pode levar os alunos a atingirem os mesmos objetivos mais rapidamente porque se envolvem com mais entusiasmo, despertando também para o “sentido humano e contextual do estudo do instrumento.
O facto de não ser necessário qualquer recurso material na realização de atividades de percussão corporal é muito importante, considerando a falta de materiais de qualidade para desenvolver atividades a nível musical, que muitas vezes pode constituir um obstáculo. Assim, pode-se chegar a mais crianças optando pela prática da “Percussão Corporal” uma vez que o único instrumento que deve estar disponível é o corpo.
Atividade que pode ser desenvolvida em Articulação Curricular envolvendo a disciplina de Educação Física e Educação Musical.
O Método BAPNE
O método BAPNE tem como objetivo principal proporcionar o máximo de benefícios através da estimulação cognitiva, socioemocional, psicomotora e neurorreabilitativa recorrendo à realização de exercícios que conjugam o movimento e a coordenação motora, o ritmo, a melodia e a linguagem. Por conseguinte, o método BAPNE engloba um conjunto de exercícios que procuram, através da prática da percussão corporal, trabalhar diferentes processos relativos à atenção, memória de curto e longo prazo, proporcionando ainda atividades que requerem a execução de uma tarefa dupla.
Para poder desenvolver as atividades desta metodologia de uma forma consistente e eficaz é importante seguir um conjunto de ideias e atividades sequenciadas. Eis algumas dessas ideias fundamentais:
É essencial alongar antes e depois das atividades; é importante realizar exercícios que permitam alternar sempre a parte direita com a esquerda, assim como as diferentes extremidades (superior e inferior).
É também importante, de forma a estimular os diferentes hemisférios cerebrais (o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo), alternar nas atividades e movimentos realizados a combinação da parte esquerda e direita, superior e inferior e frente e costas do corpo.
É importante recorrer a diversas formas de aprendizagem por forma a estimular o cérebro (coordenação circular variável, imitação, reação inversa, etc) uma vez que os estímulos são a ferramenta básica no ensino da percussão corporal.
É igualmente relevante numa primeira fase juntar o acento da palavra, ritmo e movimento com o corpo para que haja coesão entre eles bem como trabalhar em grupo como foi referido anteriormente.
PARTE CINESTÉSICA:
É importante considerar um conjunto de recomendações do método BAPNE com o objetivo de apresentar um desempenho psicomotor correto. Neste sentido, de seguida apresento um conjunto de recomendações enunciados pela metodologia BAPNE:
A postura corporal do executante, esteja em pé ou sentado, deve ser adequada, equilibrada.
Todos os sons de percussão devem ser claros, e energéticos de maneira a que o movimento seja sempre igualmente claro e conciso.
Deve-se respirar corretamente, e deve também haver compreensão com as pessoas que apresentam dificuldades motoras, sendo que os exercícios se forem executados pelos docentes devem ser realizados ao lado dessa pessoa e não à sua frente para evitar que a sua observação seja inversa à proposta. Atendendo à natureza das atividades mencionadas previamente e ao trabalho no âmbito cinestésico, é possível assim aprimorar e fortalecer aspetos a nível musical, psicomotor, cognitivo e neurológico:
A nível musical os exercícios permitem a internalização do pulso, reforçar o ritmo (polirritmias e polimetrias) viabiliza a compreensão de formas musicais bem como a aprendizagem de conceitos musicais. Os exercícios promovem ainda o canto, a memória musical, a improvisação e a criatividade.
A nível psicomotor é possível trabalhar a coordenação com base nos vários planos e eixos biomecânicos.
No campo cognitivo, os exercícios permitem impulsionar a aprendizagem adequada de conceitos teóricos, como por exemplo da definição de cânone, da noção de pulso, de textura, entre outros.
Por sua vez, no domínio neurológico, é possível com os exercícios da metodologia BAPNE, estimular os diferentes tipos de atenção e de memória, proceder ao planeamento do movimento bem como à programação motora e a estimulação da função executiva.
Os 10 Grandes Pilares
Funções Cognitivas.
Funções executivas.
Rede Atencional.
Aspetos Hormonais.
Aspetos Socioemocionais.
Modelos teóricos de aprendizagem.
Habilidades Múltiplas.
Aspetos cinestésicos.
Formas práticas de aprendizagem.
Aspetos musicais.
Exercícios Práticos
Didática da Percussão Corporal
Movimento no espaço:
Esta atividade consiste em mover-se no espaço formando com os pés os vértices de uma figura geométrica, quadrado ou triângulo. Quando este movimento é feito mecanicamente, adicionamos palmas aos diferentes números que compõem a figura geométrica, trabalhando assim no plano horizontal (extremidades superiores e inferiores). Esses estímulos são indicados de forma totalmente aleatória e inesperada, de modo que a concentração deve ser máxima para poder coordenar ambas as extremidades. A seguir, acrescenta-se a todos esses movimentos mais uma tarefa que consiste em cantar uma pequena canção ou melodia ao mesmo tempo em que se fazem as figuras no chão e se indicam estímulos sobre qual número bater palmas. Ao fazer movimentos no espaço, juntamente com ritmo, melodia e linguagem, consegue-se também a ativação de diferentes lobos cerebrais. Outra sequência dessa atividade é indicar que a música não é cantada, mas simsilêncio mentalmente cantam a melodia, pois em algum momento completamente aleatório eles são instruídos a cantar a música no exato momento em que ela estava se desenvolvendo mentalmente.Desta forma trabalhamos também a memória musical e a escuta interna.
Lateralidade percussão em dupla tarefa
Sinalização em tempo real com séries numéricas.
J. M. Pons-Terrés et al. Estimulación de la atención dividida: Didáctica de la Percusión Corporal – Método BAPNE. PDF
Bibliografia Sugerida:
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Scott Locklear. Body Percussion. Keith Terry demonstrates the rythm inside. PDF
Victória da Costa Fernandes. O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto. Universidade do Minho - Instituto de Educação. Outubro 2021. PDF
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